Sulfitos (SO2)

 PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 83

Os sulfitos ou dióxido de enxofre (SO2), são os sais do ácido sulfuroso (H2SO3).

Grandes doses de sulfitos podem ser toleradas, já que eles são rapidamente oxidados em sulfatos, mas irritações no estômago podem ser causadas pela liberação do ácido sulfuroso.

Não se conhece nada sobre a toxicidade dos metabissulfitos, mas devem ter ação similar à dos sulfitos.

Deve-se evitar contato do sulfito de sódio com os olhos e pele, pois quando em estado sólido ou em solução pode causar severas queimaduras nos olhos, irritação e queimaduras na pele.

Se ingerido, é irritante e tóxico.

Quando aquecidos, os sulfitos se decompõem, emitindo fumos de dióxidos de enxofre altamente tóxicos.

Este gás, SO2, é perigoso para os olhos, podendo ocasionar irritação e inflamação da conjuntiva. Ele tem um odor sufocante e é um material corrosivo. Concentrações de 6 a 12 p.p.m. (partes por milhão), causam imediatamente irritação do nariz e garganta. Concentrações de 3 ppm já têm odor facilmente notável.

Ele afeta principalmente as vias respiratórias superiores e os brônquios. Pode causar edema nos pulmões ou glote e pode produzir paralização respiratória.

A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH – 2017) estabelece o seguinte Limite de Exposição Ocupacional (TWA):

SUBSTÂNCIA (Nº CAS)

Metabissulfito de sódio (7681-57-4)………………………………………….5 mg/m³

A Portaria nº 3.214/78 do MTE, em sua NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, anexo nº 13, assim registra:

AGENTES QUÍMICOS

“1. Relação das atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se desta relação as atividades ou operações com os agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12.

OPERAÇÕES DIVERSAS

Insalubridade de grau mínimo

Trabalhos de carregamento, descarregamento ou remoção de enxofre ou sulfitos em geral, em sacos ou granel.