Naftaleno

 PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 84

O naftaleno é usado como um repelente de insetos; em contadores de cintilação; e como matéria prima na fabricação de naftaleno, anidrido ftálico e naftalenos halogenados; é também usado em corantes, explosivos e lubrificantes e na queb a da emulsão.

PROPRIEDADES FÍSICAS

Flocos cristalinos voláteis brancos com um forte odor aromático; temperatura de fusão 80,2°C; temperatura de ebulição 218°C; insolúvel em água, dissolve-se na maioria dos solventes orgânicos.

POSSÍVEIS RISCOS À SAÚDE

A inalação do vapor de naftaleno pode causar irritação dos olhos, pele e vias respiratórias, e lesões da córnea. Outros sintomas são dor de cabeça, náusea, confusão e excitabilidade. As vias de exposição deste composto para o corpo são inalação, ingestão e absorção através da pele; e os órgãos que podem ser afetados são os olhos, fígado, rins, sangue, pele e sistema nervoso central.

Entretanto, os efeitos tóxicos mais graves causados pelo naftaleno podem advir da absorção oral de grandes doses deste composto. Em animais, bem como em seres humanos, a ingestão de grandes quantidades pode causar anemia hemolítica e hemoglobinúria. Outros sintomas são, dores gastrintestinais e lesões dos rins. A DL50 relatada na literatura mostrou variações entre diferentes espécies. Para camundongos, uma DL50, oral, pode estar na ordem de 600 mg/kg. Foram observados sintomas de depressão respiratória e ataxia.

A exposição crônica ao vapor de naftaleno pode afetar os olhos, causando opacidade dos cristalinos e neurite ótica.

A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH – 2017) estabelece o seguinte Limite de Exposição Ocupacional (TWA):

NAFTALENO………………………………………………………………………………………10 ppm

A Portaria nº 3.214/78 do MTE, em sua NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, anexo nº 13, assim registra:

AGENTES QUÍMICOS

“1. Relação das atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se desta relação as atividades ou operações com os agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12.

HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS DE CARBONO

Insalubridade de grau médio

Emprego de cresol, naftaleno e derivados tóxicos.