PERÍCIAS TÉCNICAS
BOLETIM TÉCNICO – 88
O uso mais comum do ácido fosfórico (CAS: 7664-38-2) é da sua solução aquosa em 85% de concentração.
USOS E RISCOS DE EXPOSIÇÃO
O ácido fosfórico é um dos produtos químicos mais amplamente usados. Entre suas mais importantes aplicações estão o seu uso na fabricação de fertilizantes e detergentes, em decapagem e na proteção contra corrosão de superfícies metálicas, como catalizador e como um reagente analítico.
PROPRIEDADES FÍSICAS
É um sólido sem cor, sem odor e instável (formando cristais ortorrômbicos) ou um líquido claro, viscoso com a densidade de um xarope. O ponto de fusão é 42,35°C; ácido 88% cristaliza com o resfriamento prolongado formando hemihidrato, que funde a 29,3°C; perde água a 150°C; muda gradualmente para ácido pirofosfórico a 200°C e metafosfórico no aquecimento a 300°C; densidade 1,685 e 1,333 para soluções de 85% e 50%, respectivamente, a 25°C; pressão de vapor 0,03 torr a 20°C; muito solúvel em água e álcool; pH 1,5 para uma solução aquosa de 0,1N.
POSSÍVEIS RISCOS À SAÚDE
O ácido fosfórico é menos corrosivo e nocivo do que são o ácido nítrico ou sulfúrico concentrados. As suas soluções concentradas são irritantes para a pele e para as mucosas. Os vapores (fumos de P2O5), podem causar irritação na garganta e provocar tosse, mas poderia ser tolerado até <10 mg/m³ . A toxicidade oral aguda em ratos é relatada como sendo baixa. A DL50 é 1.530 mg/kg (NIOSH, 1986).
RISCO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO
O ácido fosfórico é uma substância não combustível tanto na forma sólida como na forma líquida. O ácido pode reagir com metais para produzir hidrogênio. Não há nenhum registro de qualquer explosão na literatura publicada. Suas reações com cáusticos fortes podem variar de vigorosas a violentas (reação ácido-base exotérmica).
A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH – 2017) estabelece o seguinte Limite de Exposição Ocupacional (TWA):
ÁCIDO FOSFÓRICO…………………………………………………………………………1 mg/m³
A Portaria nº 3.214/78 do MTE, em sua NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, anexo nº 13, assim registra:
AGENTES QUÍMICOS
“1. Relação das atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se desta relação as atividades ou operações com os agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12.
OPERAÇÕES DIVERSAS
Insalubridade de grau médio
–
–
Fabricação e manipulação de ácido oxálico, nítrico e sulfúrico, bromídrico, fosfórico, pícrico.