Ácido Nítrico

PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 87

O ácido nítrico (CAS: 7697-37-2) concentrado comercial contém cerca de 68 a 70% de ácido nítrico e de 30 a 32% de água, normalidade 15 – 16%; o ácido nítrico fumegante branco contém 97,5% de ácido nítrico, menos do que 2% de água e menos do 0,5% do óxido de nitrogênio por peso e o ácido nítrico fumegante vermelho contém mais do que 86% de ácido, menos do que 5% de água, 6 a 15% de óxido de nitrogênio por peso.

Sinônimos: Água-forte, ácido azótico, nitrato de hidrogênio.

USOS E RISCOS DE EXPOSIÇÃO

O ácido nítrico é um dos produtos químicos industriais de uso mais amplo. É empregado na produção de fertilizantes, explosivos, corantes, fibras sintéticas e muitos nitratos orgânicos e inorgânicos e como um reagente comum na rotina de um laboratório.

PROPRIEDADES FÍSICAS

Líquido incolor, variando entre o amarelo e o marrom devido à presença de dióxido de nitrogênio dissolvido, NO2, formado como resultante da decomposição fotoquímica lenta do ácido nítrico catalisado pela luz do sol. Há presença de fumos no ar umidificado. Entra em ebulição a 86°C (68% do ácido evapora a 121,6°C); temperatura de solidificação – 42°C; densidade 1,413 (70% ácido) e 1,513 (100% ácido) a 20°C; infinitamente miscível com a água.

POSSÍVEIS RISCOS À SAÚDE

O ácido nítrico é uma substância corrosiva que causa queimaduras amarelas na pele. Ele corrói o tecido do corpo humano convertendo as proteínas complexas em uma substância amarela chamada ácido xantoprotéico. A ingestão do ácido pode produzir queimaduras e corrosão na boca e no estômago. Uma dose de 5-10 mL pode ser fatal para humanos. A exposição crônica ao vapor e à névoa do ácido nítrico pode produzir bronquite e pneumonite química. Este ácido emite NO2, um gás altamente tóxico formado por sua decomposição na presença da luz. O ácido nítrico é menos corrosivo que o ácido sulfúrico. O seu vapor e sua névoa podem corroer os dentes.

A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH – 2017) estabelece o seguinte Limite de Exposição Ocupacional (TWA):

ÁCIDO NÍTRICO…………………………………………………………………………………..2 ppm

A Portaria nº 3.214/78 do MTE, em sua NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, anexo nº 13, assim registra:

AGENTES QUÍMICOS

“1. Relação das atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se desta relação as atividades ou operações com os agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12.

OPERAÇÕES DIVERSAS

Insalubridade de grau médio

Fabricação e manipulação de ácido oxálico, nítrico e sulfúrico, bromídrico, fosfórico, pícrico.