Nitrosaminas na Indústria da borracha

 PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 15

Para melhorar a resistência à deterioração e a durabilidade da borracha adicionam-se, durante o processo de fabricação, substâncias antioxidantes do grupo das aminas aromáticas. Os antioxidantes de uso comum são aminas secundárias não carcinogênicas e de baixa toxicidade, tais como a fenil-2-naftilamina e substitutos das parafenilenodiaminas. Porém na síntese destas susbtâncias, utilizam-se compostos de alta toxicidade como as aminas aromáticas.

Estas substâncias, absorvidas em altas quantidades, determinam quadros de meta-hemoglobinemia, e, em menor frequência, síndromes hemolíticos. Embora não lhes seja atribuído poder carcinogênico, é conhecida a sua condição de poder veicular, como impurezas, as naftilaminas e os aminodifenis, que são compostos de reconhecida atividade cancerígena.

As nitrosaminas são formadas pela reação de agentes nitrosantes com aminas, ou seja, a reação de nitrosação ocorre entre uma amina secundária e um agente nitrosante que pode ser um dos vários óxidos de nitrogênio atmosféricos ou derivados de outras substâncias.

Existem inúmeros fatores que influem na geração das nitrosaminas, tais como: cargas introduzidas no composto da borracha, natureza da amina secundária, basicidade e efeitos da estabilização, tempo e temperatura da vulcanização, tipo de borracha, condições de mistura (temperatura), etc.

Normalmente, a formação de nitrosaminas ocorre durante o processo de vulcanização (cura da borracha), por meio de substâncias aceleradoras ou retardadoras, onde habitualmente são detectadas no ar a N-nitrosodimetilamina, a N-nitrosodietilamina, a N-nitrosomorfolina e a N-nitrosopiperidina.

Importante destacar que um composto de borracha possui, normalmente, várias substâncias químicas, que variam conforme a sua aplicação e a formulação. É difícil encontrar compostos de borracha iguais. Sendo assim, a toxicidade ou não de um composto de borracha na geração de nitrosaminas depende basicamente da fórmula e o seu processamento.