PERÍCIAS TÉCNICAS
BOLETIM TÉCNICO – 31
Todo acidente ocorre por algum motivo. Vamos falar um pouco sobre eles.
- Por omissão: A pessoa busca alcançar suas necessidades de forma irresponsável, sem se preocupar com a correta, não é comprometido, não se manifesta em relação aos problemas que lhe afetam diretamente ou a seus companheiros;
- Por não saber o que é para fazer: Não está claro para a pessoa o que deve ser feito e o motivo que a atividade deve ser executada, ou seja o valor que tem no processo e qual o próximo passo;
- Por não saber como fazer: Mesmo após várias explicações ainda podem existir dúvidas de como deve ser feito, da forma correta e segura. Todas as pessoas tem um tipo de perfil, algumas aprendem rapidamente e outras não. Algumas estabanadas, outras espertas com as situações que podem causar algum mal ao redor.
Também é característica do ser humano buscar as soluções para as suas necessidades, da forma mais rápida possível. Esta atitude nos leva a assumir riscos, os quais podem resultar em acidentes ou incidentes (quase acidentes).
Por exemplo: a telefonia móvel (celular e telefone sem fio) nos dá velocidade para resoluções rápidas, mas pode nos levar a andar ou até dirigir, distraídos ao telefone, fazemos duas coisas ao mesmo tempo, ou seja queremos “Ganhar tempo”.
Atravessar a avenida em frente da fábrica também é um exemplo característico. Existe uma faixa de pedestres uns cem metros de distância, mas assumimos o risco para “Ganhar tempo”.
Este mal definido como “Pressa”, unido a um ou mais, motivos acima, pode nos levar a situações desagradáveis.
Devemos buscar excelência em tudo o que realizamos, com foco na Qualidade, Produtividade e principalmente em Segurança.
Sob pressão ficamos predispostos a falhas.
Pense nisso!