PERÍCIAS TÉCNICAS
BOLETIM TÉCNICO – 104
Hidrocarbonetos são uma classe importante de compostos orgânicos constituídos somente de carbono e hidrogênio e são amplamente distribuídos na natureza. Estas substâncias ocorrem em produtos do petróleo, óleo e graxa, gases naturais, carvão mineral e alcatrão de carvão mineral, e gases terrosos profundos. Hidrocarbonetos podem ser classificados em três largas categorias (1) compostos alifáticos de cadeia aberta, (2) compostos alicíclicos ou cíclicos do tipo nafteno, e (3) compostos de anéis aromáticos.
Hidrocarbonetos alifáticos de cadeias abertas são os alcanos, alquenos, alquinos, e seus isômeros. Alcanos têm a fórmula geral de CnH2n+2, onde n é o número de átomos de carbono nas moléculas, tais como metano, propano, n-pentano e isooctano. Alquenos ou olefinas são compostos não saturados, caracterizados por uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono. Sua fórmula geral é CnH2n. Exemplos são o etileno, 1-buteno e 1-octeno. Alquinos ou hidrocarbonetos acetilênicos contém uma ligação tripla na molécula e são altamente não saturados. A fórmula molecular para um alquino é CnH2n-2. Um hidrocarboneto alicíclico é um composto de anel cíclico com três ou mais átomos de carbono. Exemplos típicos são o ciclopropano, ciclobutano, ciclopentano e ciclohexano, que são anéis com três, quatro, cinco, e seis membros, respectivamente. Os aromáticos são, também, compostos de anéis, mas estes são de tipos diferentes, caracterizados por anéis benzenóides não saturados de seis átomos de carbono.
A toxicidade dos hidrocarbonetos alicíclicos ou alifáticos em seres humanos e animais é muito baixa. Os compostos gasosos são atóxicos e simples asfixiantes. A presença de uma ligação dupla ou tripla na molécula ou de uma cadeia fechada não intensifica a toxicidade dos hidrocarbonetos, especialmente os de menor cadeia carbônica. Estes gases são narcóticos apenas nos casos de altas concentrações no ar. Os hidrocarbonetos de maior cadeia carbônica, que são líquidos em condições ambientais, são também de baixa toxicidade, produzindo efeitos anestésicos apenas em altas doses. O 1,3-butadieno é o único hidrocarboneto de cadeia aberta de aplicação comercial, que foi registrado como causador de câncer.
Hidrocarbonetos de baixa cadeia carbônica são altamente inflamáveis. Compostos contendo de um a quatro átomos de carbono são gases em temperatura ambiente e 760 torr de pressão. Hidrocarbonetos alifáticos e alicíclicos contendo cinco a nove átomos de carbono são, na sua maioria, líquidos inflamáveis com um ponto de fulgor <100°F (38°C); e moléculas com uma cadeia mais longa de 12 ou 13 átomos de carbono são líquidos combustíveis. Com um aumento do número de carbono, a combustibilidade diminui e os hidrocarbonetos tornam-se sólidos não combustíveis. Hidrocarbonetos de menor cadeia carbônica formam misturas explosivas com o ar. O acetileno está entre os compostos orgânicos mais inflamáveis, com uma ampla faixa de inflamabilidade no ar. Assim são, principalmente, as propriedades inflamáveis que caracterizam a natureza nociva dos hidrocarbonetos.
A reatividade dos alcanos e cicloalcanos é muito baixa. Alquenos e alquinos contendo ligações duplas e triplas são reativos. As reações de adição seguem a regra de Markovnikov. Dienos conjugados passam por reações de Diels-Alder. As substâncias que mais reagem violentamente com hidrocarbonetos não saturados são os halogênios, oxidantes fortes e o dióxido de nitrogênio. Alquinos podem formam acetiletos com certos metais.
Em seguida serão discutidas, com detalhes, as propriedades nocivas dos hidrocarbonetos.
HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS E ALICÍCLICOS
- Metano;
- Etano;
- Etileno;
- Acetileno;
- Propano;
- Propileno;
- n-Butano;
- Isobutano;
- 1,3-Butadieno;
- n-Pentano;
- Ciclopentano;
- Ciclopentadieno;
- n-Hexano;
- Ciclohexano;
- Ciclohexeno;
- n-Octano;
INSALUBRIDADE
A Portaria nº 3.214/78 do MTE, em sua NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, anexo nº 13, assim registra:
AGENTES QUÍMICOS
“1. Relação das atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se desta relação as atividades ou operações com os agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12.
HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS DE CARBONO
Insalubridade de grau máximo
Manipulação de alcatrão, breu, betume, antraceno, óleos minerais, óleo queimado, parafina ou outras substâncias cancerígenas afins.
SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS
Para as substâncias ou processos a seguir relacionados, não deve ser permitida nenhuma exposição ou contato, por qualquer via:
- 4-amino difenil (p-xenilamina);
- Produção de benzidina;
- Beta-naftilamina;
- 4-nitrodifenil.
Entende-se por nenhuma exposição ou contato, hermetizar o processo ou operação, através dos melhores métodos praticáveis de engenharia, sendo que o trabalhador deve ser protegido adequadamente de modo a não permitir nenhum contato com o carcinogênico.
Sempre que os processos ou operações não forem hermetizados, será considerada como situação de risco grave e iminente para o trabalhador.
Para o Benzeno, deve ser observado o disposto no Anexo 13-A.