Ergonomia

PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 57

A Ergonomia está presente na vida de cada ser humano, visando seu conforto e bem estar, que mobiliza questões básicas da Prevenção de Acidentes, bem como para também uma visão multidisciplinar.

O estudo da ergonomia se deu durante a 2ª Guerra Mundial, onde houve falhas nos projetos de equipamentos que desconsideravam os operadores e após guerra com a reindustrialização tomou-se consciência da significativa importância; não só no local de trabalho, mas também em seu lazer e bem estar, pois têm como um objetivo direcionado ao homem em suas habilidades, capacidades e limitações.

Favorece o empregado quando homem X máquina se completa mutuamente, e por consequência aumenta sua eficiência e sua segurança com conforto.

Altera a tão falada produtividade?

A produtividade não mais é que elevar grandes quantidades produzidas sem a alteração de fatores de produção, isto é, sem alteração de equipamentos, jornada de trabalho, aumento de funcionários, portanto, se adequarmos ferramentas, ambientes, postos de trabalhos, poderá reverter esse quadro.

É o homem que tem condições de criar métodos, modificar atitudes, adaptar instrumentos, disciplinar-se, pois é o principal agente de modificações e responsável pelos pontos positivos e negativos em busca de produtividade.

Por fim, Homem X Máquina não precisam ser competidores, e sim, através de projeto adequado, serem usados de forma a se completarem.