Sílica

PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 110

  1. ORIGEM E CLASSIFIÇÃO

Origem: Mineral, biogênica ou sintética

Classificação:

  1. Formas cristalinas

Natural – a,b quartzo; a, b1, b2, tridimita; a, b cristobalita; coesita; stishovita; moganita, keatita.

Sintética – keatita, sílicaW; porosils

b. Forma amorfas

Natural – opala; sílica biogênica; terras diatomácias; fibras de sílica; sílica vítrea.

Sintética – sílica fundida; pirogênica ou sílica evaporada; sílica precipitada; sílica coloidal; sílica gel.

c. Rochas contendo sílica (>90% de SiO2)

Quartzito, quartzo aeronito, diatomita, porcelanita, sílex córneo, gueiserita

  1. SÍLICA

O termo sílica refere-se aos compostos de dióxido de sílicio, SiO2, nas sua varias formas incluindo sílicia cristalinas; sílicia vítreas e sílicia amorfas. O dióxido de sílico, SiO2, é o composto binário de oxigênio e sílicio mais comum, sendo inclusive composto dos dois elementos mais abundantes na crosta da Terra. A sílica e seus compostos constituem cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre.

Os depósitos de sílica são encontrados universalmente e são provenientes de várias eras geológicas. A maioria dos depósitos de sílica que são minerados para obtenção das “areias de sílica” consistem de quartzo livre, quartzitos e depósitos sedimentares como os arenitos.

O quartzo é um mineral de natureza dura, inerte e insolúvel. Suporta totalmente a vários processos de ação de agentes atmosféricos (intempéries) e é encontrado desde traço até grandes quantidades em várias rochas sedimentares. Ele é o componente principal dos solos, variando de 90 a 95% das frações arenosas e siltosas de um solo. A areia é composta predominantemente de quartzo.

Comercialmente, a sílica é fonte do elemento sílico e é usado em grande quantidade como um constituinte de material de construção. A sílica também possui numerosas aplicações especializados, como cristais piezoelétricos na sua forma amorfa é utilizada como dessecante, adsorvente, carga e componente catalizador. Na sua forma vítrea é muito utilizada na indústria de vidro e como componentes óticos. Sílica é um material básico na indústria de vidro, cerâmicas e refratários, e é uma importante matéria prima na produção de silicatos solúveis, silício e seus derivados carbeto de silício e silicones

Pela sua abundância na crosta terrestre, a sílicia é largamente utilizada como constituintes de inúmeros materiais. Desta forma, trabalhadores podem ser expostos a sílicia cristalina em uma grande variedade de indústrias e ocupações. No quadro 1 apresentam-se exemplos de industrias, operações e atividades especificas onde podem ocorrer exposição ocupacional a sílica livre cristalina.

Sílica cristalina refere-se a um grupo mineral no qual a sílica assume uma estrutura que se repete regularmente, isto é uma estrutura cristalina. Oito diferentes arranjo estruturais (polimorfos) do SiO2 ocorrem na natureza, no entanto sete dentro esses são mais importantes nas condições da crosta terrestre: a-quatzo, cristobalita, tridimita, moganita, keatita, coesita e stishovita.

As três formas mais importante da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica tembém são chamadas de sílica livre ou sílica não combinada para distingui-las dos demais silicatos.