Radiação Solar       

PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 41

Você sabia que no Brasil, até os 20 anos já tomamos 75% da nossa cota de sol destinada à vida toda?

Cada um de nós, desde que nasce, tem um determinado CAPITAL SOLAR, uma quantidade de horas que pode se expor ao sol. 

Esse número de horas está ligado as nossas características genéticas, aquelas herdadas dos nossos familiares e tem ligação com a cor e outras características da pele.

Todos os dias vamos “gastando” um pouquinho desse capital, mesmo que seja numa caminhada até o ponto de ônibus, ao cuidar das plantas no jardim, ou até mesmo dentro do carro.

No Brasil, que é um país tropical, recebemos alta carga de radiação UV (Ultra Violeta) o ano todo, então gastamos muito rápido o nosso capital solar. Isso deixa o corpo susceptível aos efeitos danosos do sol, que pode até causar a formação de um câncer de pele.

É por isso que se torna fundamental proteger a nossa pele diariamente, o ano todo, contra a ação dos raios solares. Incorpore o uso de filtro solar à sua rotina de cuidados pessoais, o ideal é adotar um filtro com fator de proteção 30 e caprichar na aplicação.

*ATENÇÃO*

O fato de usar filtro solar, com fator de proteção de qualquer valor, não significa que protegerá sua pele dos raios Infra Vermelhos, calor radiante que vem do sol, que se acentua nas proximidades do meio dia, pois a terra fica mais próxima do sol.

A proteção para este tipo de radiação é feita com o bloqueio do contato com os raios solares, através de vestimentas ou proteções como guarda sol e coberturas. O segredo é ficar na sombra, senão poderá ter queimaduras graves chegando até de 2° grau, onde aparecem bolhas e o desconforto é demasiado.