O que são Nitrosaminas e qual a relação delas com o Câncer?

Olá, tudo bem? Nesse artigo eu quero explicar a você, de forma bem simples, o que são nitrosaminas e qual a relação delas com diversos tipos de câncer.

Sim, elas causas mais de um tipo de câncer, razão pela qual é importante que você conheça bem esse assunto.

NITROSAMINAS: A DESCOBERTA

E qual forma melhor para darmos início do que contar como se deu a descoberta delas?

O que se sabe é que elas foram descobertas há mais de um século; entretanto, apenas a partir de 1956 é que elas passaram a ter uma maior atenção, especialmente depois que 2 cientistas ingleses, John Barnes e Peter Magee, terem descoberto que uma nitrosamina específica – a nitrosodimetil amina – provocava tumores em cobaias.

MAIS DE UM TIPO DE CÂNCER

Ao aprofundarem-se no assunto, Barnes e Magee descobriram que outras nitrosaminas, e outros compostos N-Nitrosos, eram a causa do aparecimento de casos de câncer no fígado, pulmões e de intoxicações alimentares potencialmente fatais – conhecidas como botulismo.

Com o passar do tempo, e o aperfeiçoamento das técnicas de investigação a partir dos anos 80, foi possível concluir que mais de 300 tipos de N-nitrosaminas podem ser consideradas substâncias cancerígenas.

COMO ELAS SE FORMAM

As nitrosaminas são formadas pela reação de aminas secundárias com agentes nitrosantes, do tipo NOx, como identificado na figura abaixo:

 

 

Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, que tal ler sobre Os Perigos das Nitrosaminas na Indústria de Borracha? Tenho certeza de que você vai se espantar! Clique AQUI e boa leitura!