PERÍCIAS TÉCNICAS
BOLETIM TÉCNICO – 35
Final de ano é sinônimo de festas, férias, passeios de carro e muita diversão, mas saiba que no Brasil mais de 40.000 pessoas em média perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito.
Só nas rodovias ocorrem anualmente cerca de 61.000 acidentes com mais de 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas.
CAUSAS MAIS COMUNS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
A “falha humana”, em todo o mundo, é responsável por mais de 90% dos acidentes registrados. As principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil estão descritas a seguir:
- Velocidade excessiva;
- Dirigir sob efeito de álcool;
- Distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro;
- Desrespeito à sinalização (ultrapassagem e velocidade);
- Dirigir sob efeito de drogas e medicamentos.
Jamais dirija após ingerir bebidas alcoólicas, pois o seu “tempo de reação” ficará alterado de 0,75 segundos, em condição normal, para acima de 2 segundos;PROCEDIMENTOS QUE JÁ SALVARAM MUITAS VIDAS
- Se for dirigir não utilize medicamentos que tenham reações como relaxamento muscular, calmante, sono e outras que possam causar mudanças nos reflexos;
- Reduza a velocidade do veículo ou evite conduzi-lo, quando seu estado físico ou emocional estiver comprometido;
- Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente. Uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência evitando a colisão. Existe uma regra, chamada regra dos 2 segundos, funciona da seguinte forma: localize na via, um ponto fixo qualquer e observe a passagem do veículo à sua frente. Tão logo ele passe pelo local escolhido, comece a contagem mentalmente de 2 segundos. Se o seu veículo atingir o referido ponto antes do térmico da contagem é que a distância existente não oferece segurança. Nesse caso, diminua a velocidade e procure manter uma distância segura.
Para veículos leves:
- Em pista seca: 3 segundos;
- Em pista molhada: 4 segundos.
Dirija defensivamente e faça uma boa viagem!!!