PERÍCIAS TÉCNICAS
BOLETIM TÉCNICO – 55
VOCÊ SABE O QUE É CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)?
É um grupo de pessoas com a finalidade principal de prevenir acidentes dentro do ambiente de trabalho.
COMO É COMPOSTA A CIPA?
É composta por representantes do empregador (funcionários indicados pela empresa) e representantes dos empregados (funcionários eleitos pelos colegas).
QUAL O OBJETIVO DA CIPA?
A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, neutralizar ou eliminar os riscos existentes, discutir os acidentes ocorridos para que possam solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os trabalhadores quando à prevenção de acidentes.
ATRIBUIÇÕES DA CIPA:
- Discutir os acidentes ocorridos nas reuniões mensais;
- Cuidar para que sejam respeitadas as normas de segurança da empresa;
- Despertar o interesse dos empregados pela prevenção de acidentes e estimulá-los a adotar comportamento preventivo durante o trabalho;
- Promover anualmente em conjunto com os colaboradores a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, onde são abordados assuntos relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores.
DEVER DOS FUNCIONÁRIOS:
- Indicar à CIPA situações de riscos de acidentes e apresentar sugestão para melhoria das condições de trabalho;
- Cumprir as recomendações feitas pelos cipeiros quanto à prevenção de acidentes;
- Cumprir as normas internas da empresa quanto à prevenção de acidentes.