CIPA

PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 55

VOCÊ SABE O QUE É CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)?

É um grupo de pessoas com a finalidade principal de prevenir acidentes dentro do ambiente de trabalho.

COMO É COMPOSTA A CIPA?

É composta por representantes do empregador (funcionários indicados pela empresa) e representantes dos empregados (funcionários eleitos pelos colegas).

QUAL O OBJETIVO DA CIPA?

A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, neutralizar ou eliminar os riscos existentes, discutir os acidentes ocorridos para que possam solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os trabalhadores quando à prevenção de acidentes.

ATRIBUIÇÕES DA CIPA:

  • Discutir os acidentes ocorridos nas reuniões mensais;
  • Cuidar para que sejam respeitadas as normas de segurança da empresa;
  • Despertar o interesse dos empregados pela prevenção de acidentes e estimulá-los a adotar comportamento preventivo durante o trabalho;
  • Promover anualmente em conjunto com os colaboradores a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, onde são abordados assuntos relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores.

DEVER DOS FUNCIONÁRIOS:

  • Indicar à CIPA situações de riscos de acidentes e apresentar sugestão para melhoria das condições de trabalho;
  • Cumprir as recomendações feitas pelos cipeiros quanto à prevenção de acidentes;
  • Cumprir as normas internas da empresa quanto à prevenção de acidentes.