Breu

PERÍCIAS TÉCNICAS

BOLETIM TÉCNICO – 95

O resíduo da destilação total do alcatrão consiste no breu (CAS: 8050-09-7). Este é sólido à temperatura ambiente normal e possui uma gravidade específica de 1,25.

É uma substância marrom escura ou negra, constituída de hidrocarbonetos, resinas, fenóis e carbono, e pode ser classificada em três graus:

  • breu mole, com um ponto de amolecimento (derretimento) entre 25 e 55°C;
  • breu médio, com ponto de amolecimento entre 55 e 75°C;
  • breu duro, com ponto de amolecimento acima de 75°C.

USOS E EXPOSIÇÃO

O principal uso do breu é na briquetagem do alcatrão fino, entretanto ele é utilizado também na fabricação de eletrodos dielétricos, como adesivo para vedar painéis de isolamento em frigoríficos, na preservação da madeira, na indústria de tinturas e pigmentos, na produção de asfalto artificial com coque pulverizado, areia e pedra calcária, e para proporcionar coberturas resistentes a ácidos.

PERIGOS MAIS IMPORTANTES

Contato com a pele pode causar sensibilização.

EFEITO ADVERSO À SAÚDE HUMANA

O manuseio do produto no estado sólido não requer precauções especiais. No entanto, os produtos da decomposição térmica podem causar irritação aos olhos, garganta e às membranas mucosas do nariz.

PERIGO ESPECÍFICO

A fumaça do breu fundido e o pó do produto sólido podem ser irritante à pele, olhos e trato respiratório.

A Portaria nº 3.214/78 do MTE, em sua NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, anexo nº 13, assim registra:

AGENTES QUÍMICOS

“1. Relação das atividades e operações, envolvendo agentes químicos, consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se desta relação as atividades ou operações com os agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12.

HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS DE CARBONO

Insalubridade de grau máximo

Manipulação de alcatrão, breu, betume, antraceno, óleos minerais, óleo queimado, parafina ou outras substâncias cancerígenas afins.