Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

A AÇÃO DOS SOLVENTES E OS RISCOS DE EXPOSIÇÃO NO TRABALHO

Solventes são geralmente compostos líquidos a temperatura ambiente, capazes de dissolver outras substâncias sem alterá-las. Podem ser classificados em alifáticos (n hexano), aromáticos (benzeno, xileno, tolueno), balogenados (tetracloreto de carbono, tricloroetileno) e miscelânea (dissulfeto de carbono, terebitina, acetonas, álcool).
A exposição a solventes pode resultar em intoxicações agudas ou crônicas, dependendo da quantidade e tempo de exposição. Os efeitos crônicos, resultantes da absorção de pequenas quantidades por tempo prolongado, são os mais comuns nos ambientes de trabalho. ELES PODEM ATACAR A PELE, OLHOS, ÓRGÃOS INTERNOS E ATÉ MESMO PROVOCAR CÂNCER. A inalação é a via mais freqüente de penetração do solvente no organismo, podendo chegar ao cérebro, rins, pulmões, fígado e outros órgãos. Os principais sintomas de intoxicação aguda são tontura, sonolência, cefaléia, perda de consciência, muitas vezes com danos ao sistema nervoso central. A exposição crônica pode causar danos a órgãos específicos, dependendo do solvente.
Em relação à pele, os solventes apresentam duas ações principais: desengordurante e irritativa. No primeiro caso, removem a camada de gordura da pele, causando ressecamento, fissuras e sangramentos, o que facilita a penetração da sujeira, partículas e infecções diversas. Já a ação irritativa causa reação inflamatória, com vermelhidão na área atingida, surgindo edema e vesículas subsequentes.  ALGUNS SOLVENTES E SUA TOXIDADE O n hexano irrita os olhos e vias aéreas superiores, além de ser irritante para a pele. Atua sobre o sistema nervoso periférico. Pode ser absorvido pela pele e por inalação. Exposição crônica pode levar a polineuropatias. 
O benzeno é reconhecidamente cancerígeno para seres humanos. É irritante para a pele, causa eritema, queimações, edema e vesículas. Pode irritar os olhos. Pode afetar o Sistema Nervoso Central (SNC) e provocar anemia aplástica.
Os solventes balogenados são irritantes para pele e olhos. Alguns são cancerígenas para animais, outros são hepatotóxicos.
O dissulfeto de carbono é muito irritante para a pele. Quando inalado, afeta os olhos, o Sistema Nervoso Central (SNC) e provoca delírios. A exposição crônica leva a polineuropatias e cardiopatias.

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience