Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

EFEITOS DO CO

Os locais onde existe a maior probabilidade de se verificarem as intoxicações pelo CO são:

as indústrias siderúrgicas, químicas, petroquímicas, as garagens subterrâneas, os locais confinados (depósitos) por onde transitam veículos e empilhadeiras.

Por ser um gás sem cor, cheiro ou gosto, não pode ser detectado pelas pessoas a ele submetidas e, em conseqüência, aparecem sérias intoxicações, que podem inclusive levar à morte em poucos minutos.

Normalmente quando respiramos ar puro, o oxigênio nele contido combina-se com a hemoglobina do sangue (Hb), formando a oxi-hemoglobina (Hb-O), a qual dentro da corrente sangüínea, é responsável pela irrigação de todas as células do corpo no que diz respeito a oxigênio.

Havendo monóxido de carbono no ar que se respira por menor que seja a concentração, formar-se-à de preferência a carboxi-hemoglobina (Hb-CO) ao invés de Hb-O, por ser a primeira de ligação 200 vezes mais forte do que a segunda.

Assim, o corpo humano deixa de ter células irrigadas com o oxigênio e inicia-se o processo de intoxicação, que será maior quanto maior for a concentração de CO no ar respirado. Também o tempo de exposição ao CO exemplo, num local com 2000 ppm de CO, ocorre a morte em pouco tempo, sem possibilidade de se prestar qualquer socorro.

A maior parte do CO, responsável pela poluição ambiental nas ruas das cidades provém dos escapamentos dos automóveis.

Motores desregulados podem lançar até 10% (100.000 ppm) de CO.

Pode-se concluir, pois, o que sucede com o motorista que deixa o motor do veículo ligado, aquecendo, em garagem fechada. A concentração sobe a níveis perigosos em poucos instantes.

Pode-se controlar o CO tanto pelo método do tubo reagente, como através de monitores portátil e fixo.

Os locais onde há probabilidade de presença de CO, devem ser continuamente monitorizados para que, tão logo haja presença de gás, os aparelhos soem alarmes muito antes que os efeitos apareçam .

Tais aparelhos, de medição contínua, funcionam fixos à parede, com eletricidade da rede.

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience