Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

FRIO

O frio excessivo provoca perda da destreza manual e diminui as atividades fisiológicas.

Por exemplo, cai a freqüência do pulso, da pressão arterial e da taxa metabólica, chegando a extremos de depressão das células cerebrais, inibindo as atividades dos mecanismos termo controladores do sistema nervoso.

O frio, também, associado à ventilação predispõe o organismo a doenças tais como gripes e resfriados.

Os trabalhadores expostos a longos períodos em locais de baixa temperatura, tais como câmaras frigoríficas, devem trabalhar por curtos períodos (no máximo 40 minutos), intercalados por períodos de descanso em sala especial.

Não existem, na legislação, índices fixos para avaliação correta da exposição ao frio,

assim como não existem métodos comprovados para a determinação do tempo do período de descanso. Para controlar esta exposição e amenizar os seus efeitos., deve-se realizar sempre exames médicos periódicos, fornecer roupas adequadas e orientar o trabalhador quanto ao uso da roupa especial, evitando exercícios violentos para não haver dispersão de calor excessivo.

Para evitar os ambientes frios, típicos de pavilhões industriais no inverno dos estados sulinos do Brasil, é importante manter o controle das ventilações naturais (portas e janelas) e evitar os pisos frios (cerâmicos, cimento alisado, etc).

O assunto está regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 15, Anexo 9.  

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience