Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

LUVAS ISOLANTES DE BORRACHA USO E CUIDADO

Trabalhos com Luvas Isolantes
Trabalhos de Redes e Linhas Energizadas na Distribuição Além do método de trabalho com bastões, existe o método de trabalho com luvas isolantes, que permite a execução de tarefas básicas, como por exemplo: -Instalações, substituição e manutenção de equipamentos (troca de isolador, pino e disco). -Trabalhos em manutenção preventiva (reaperto de equipamento, substituição de conectores, substituição de chaves-fusíveis, substituição de chaves-faca etc). -Instalação de equipamentos ou modificações de estruturas (instalação de banco de capacitores, instalação de reguladores, instalação de transformadores etc). Área de Medição Ligação e corte de fornecimento de consumidores.
As tarefas para ligação e corte de consumidores são relativamente simples. Exigem, entretanto, atenção especial e treinamento adequado dos eletricistas, pois os mesmos deverão fazer conexões elétricas no poste da rede e no quadro de medição, com partes energizadas em baixa tensão. Os trabalhos em quadros de medidores exigem atenção dos elementos, a fim de se evitar possíveis curto-circuitos, uma vez que, geralmente, os serviços são executados com o quadro energizado, e as distâncias envolvidas entre "terra" e "partes vivas" são pequenas. Deve-se verificar as condições de isolamento das ferramentas e calçar as luvas isolantes antes de iniciar os serviços. Cuidado no Uso No uso de luvas isolantes devem ser tomadas as seguintes precauções e/ou cuidados: -Só podem ser utilizadas quando recobertas externamente por outras luvas apropriadas, de couro ou material equivalente. -Evitar dobrá-las, assim como também evitar abandoná-las em locais que comprometam seu bom estado de conservação. -Manter as unhas cortadas rentes e os dedos desprovidos de anéis ou outros objetos capazes de danificá-las internamente. -Ser calçadas sempre pelo mesmo indivíduo.   Armazenagem Após a realização dos trabalhos, as luvas isolantes devem Sempre ser guardadas completamente secas, isentas de óleo ou graxa, polvilhadas com talco, interna e externamente, sem dobras e em recipientes individuais apropriados.

-Sempre ser guardadas em locais fora da ação solar direta ou da irradiação de qualquer fonte de calor.

ManutençãoPara que as luvas isolantes se mantenham confiáveis, devem ser:-Inspecionadas diária e permanentemente pelo empregado que as for usar, devendo, todas as que apresentarem quaisquer defeitos, ser imediatamente encaminhadas ao exame periódico.

Exames PeriódicosA durabilidade das luvas isolantes será determinada por exames periódicos em todas as luvas.

Constarão de inspeção visual e de ensaio de tensão elétrica aplicada.

O intervalo de tempo entre exames periódicos consecutivos será de, no máximo:-para luvas armazenadas: 9 meses
-para luvas em uso: 3 mesesIndependentemente desses prazos, as luvas serão submetidas a exame periódico toda vez que o trabalhador notar quaisquer irregularidades.

Cuidado EspeciaisA maioria dos cuidados relacionados a seguir já foram mencionadas anteriormente.

Porém, vale repetir por tratarem-se de procedimentos importantes para a segurança do trabalhador e a conservação das luvas isolantes.

-As luvas isolantes de borracha devem ser cuidadosamente manuseadas e é imprescindível o teste elétrico em períodos de tempo determinados, bem como o teste de "ar" antes do uso das mesmas, que pode ser realizado no laboratório da empresa ou em campo.

-As luvas isolantes devem ser sempre usadas com as luvas de proteção de couro e não devem ser guardadas molhadas.

-Devem ser usado talco para manter a borracha mais seca e lisa.

-Quando não estiverem em uso, as luvas devem ser guardadas dentro de uma bolsa especial para esse fim e em lugar limpo e seco, de preferência com temperatura controlada.

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience