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Perguntas e Respostas

ÓLEOS MINERAIS

Os óleos e graxas lubrificantes, sejam eles para fins automotivos, industriais ou marítimos, são constituídos de óleos minerais em percentual normalmente superior a 80%.
Os óleos lubrificantes são empregados nas indústrias para propostos de lubrificações de equipamentos industriais e como fluído de processo (fluído de corte). O LUBRIFICANTE Os óleos minerais são derivados do petróleo e suas propriedades estão relacionadas ao tipo de óleo cru usado em sua fabricação e os processos de refinação empregados.
O petróleo é constituído fundamentalmente de elementos de carbono e hidrogênio, sob a forma de compostos químicos denominados hidrocarbonetos, que classificam-se em: parafinicos, naftênicos e aromáticos.

Para obtenção de um óleo lubrificante, o petróleo é submetido a uma destilação atmosférica, para a remoção das frações mais leves seguida por uma destilação a vácuo, separando-se as demais frações.

Essas frações são submetidas, então, a processos de refino isolados ou combinados, consistindo, por exemplo, de solventes seletivos (extração de hidrocarbonetos aromáticos e remoção de parafinas), tratamento ácido ou com argila, hidrogenação etc.Os petróleos usados na produção dos óleos lubrificantes são (parafinicos e naftênicos), por serem os mais adequados para lubrificação. Entretanto, a sua escolha depende das aplicações particulares.

Modernos processos de refinação podem modificar as características dos óleos, aumentando a resistência à oxidação e o índice de viscosidade, abaixando o ponto de fluidez etc. ÓLEOS QUEIMADOS

Nos óleos para motor à gasolina que sofrem baixa reposição ao longo de sua vida útil, a deterioração é bastante acentuada. Assim, estudos recentes indicam haver um aumento de hidrocarbonetos de cadeia mais complexa, poliaromáticos, por processos de oxidação. FLUÍDOS DE PROCESSO

Os fluídos de retificação e cortes são complexas soluções ou emulsão de componentes, sejam eles integrais (não solúveis em água) ou solúveis e podem representar um nível maior de riscos a saúde do que os óleos lubrificantes, por conterem em suas formulações tanto hidrocarbonetos líquidos de mais baixa viscosidade e com isso maior poder solvente do que os óleos minerais dos lubrificantes. Além disso, os fluídos de corte oferecem a possibilidade de contato maior e mais prolongado, possibilitando maior penetração do mesmo na pele.

GRAXAS

Graxas são produtos semi-sólidos constituídos em geral de derivados do petróleo, sabões e aditivos, adequados para certos tipos de lubrificação. Quanto aos aditivos, as graxas mais baratas contém normalmente naftênatos de chumbo com potencial de absorção pelos trabalhadores que os manuseiam. Estas graxas tem grande aplicação na lubrificação de pinos em postos de serviço e na manutenção de frotas de veículos de carga. São possivelmente as graxas mais manuseadas pelo homem. No que diz respeito aos fluídos lubrificantes, os problemas das graxas citadas (cálcio) são mais graves, uma vez que o fluído lubrificante pode ser composto de óleo naftênico de rota ácido-argila, extrato aromático, óleo cilindro (não desaromatizado) resíduo aromático (tato) de craqueamento catalítico (podem ser mais agressivos do que o extrato aromático pois contém olefinas, além de aromáticos), todos com elevado potencial carcinogênico. As graxas de base astática utilizadas em lubrificação de cabos de aço e engrenagens abertas envolvem o uso de solvente como o tricloroetileno que conferem características toxicológicas especiais a estes produtos. O tricloroetileno é bastante tóxico e a exposição a vapores deste produto em níveis acima de seu TLV (100 ppm) pode causar depressão do sistema nervoso central com distúrbios visuais, perda da coordenação e possibilidade de danos ao figado e rins. Apresenta carcinogenicidade em animais de teste. Graxas de Lítio e outras de melhor qualidade e maior valor comercial utilizam como fluído lubrificante óleos básicos altamente refinados e aditivos de menor potencial carcinogênico.

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