Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES

Há situações em que o trabalhador enfrenta problemas específicos de saúde ocupacional, quando medidas de controle no ambiente tornam-se impossíveis, recorrendo-se à roupas especiais que ofereçam a proteção necessária.

A radiação pode ser um agente responsável por problemas que merecem atenção especial. Nas forjarias de ferro, fundições de vidros ou mesmos à luz solar, o homem estará exposto aos raios infra-vermelhos, seja no trabalho de soldagem elétrica ou com aparelhos germicidas aos raios ultra-violetas, ou seja às chamadas radiações não ionizantes. Ainda na indústria, na medicina ou na pesquisa, profissionais estariam expostos aos raios alfa, beta, X, emitidos por substâncias radioativas, ou seja, à radiação ionizante.

Os efeitos produzidos a estas exposições são o aquecimento dos tecidos superficiais e mutações de células do organismo humano, respectivamente. Além do conhecimento sobre o assunto, cuidados especiais, seja no manuseio, armazenamento ou transporte, o ambiente de trabalho deve ser analisado por uma perfeita seleção da roupa de proteção e verificar o índice de radiação. As roupas devem ter um alto poder refrativo no caso das radiações não ionizantes e absorvente nas ionizantes.

Os tecidos aluminizados são largamente empregados como refletores de radiações não ionizantes, devendo vir associados isolantes térmicos, como o amianto.

Para estes tipos de ambiente de trabalho é usado um macacão de amianto aluminizado. Para o trabalhador exposto a radiações alfa, beta e gama, aventais de chumbo.

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience