Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

RUÍDO

O ruído quando excessivo provoca, além da diminuição gradativa da audição, alterações no aparelho digestivo, irritação, vertigens e elevação da pressão arterial. Portanto, além de debilitar a saúde, predispõe o empregado a riscos de acidente .

Também pode haver dificuldades no desempenho das tarefas por problemas de comunicação entre as chefias e os empregados, ou mesmo entre os empregados. A legislação que trata o assunto está regulamentada através da Norma Regulamentadora NR 15, com seus Anexos 1 e 2. Os ruídos podem, resumidamente, ser classificados em: - Ruído Contínuo: com variações de nível desprezíveis durante o período de observação; - Ruido Intermitente: cujo nível cai ao valor de fundo várias vezes durante o período de observação, sendo o tempo em que permanece em valor constante acima do valor de fundo da ordem de segundos ou mais; - Ruído de impacto: Quando apresenta picos de energia acústica de duração inferior a um segundo por intervalos superiores a um segundo. Os ruídos contínuo ou intermitente têm a mesma consideração quanto aos seus limites de tolerância e são analisados através do Anexo 1 (da referida NR).. O nível de ruído contínuo e intermitente deve ser medido em decibéis (db), com instrumento de medição do nível de pressão sonora, vulgarmente chamado de decibelímetro.

As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e medidas no circuito de compensação lenta Todo decibelimetro deve ser calibrado anteriormente à medição, pois o mesmo está sujeito a uma série de fatores que alteram a sua calibragem normal. A norma define os limites de exposição máximas diárias para determinados níveis encontrados no local de trabalho, sendo que para 8 horas de exposição diária é permitido um nível de ruído de, no máximo, 85 db(A).

Não é permitido, em hipótese alguma, a exposição a níveis superiores a 115 db(A), sem a devida proteção por equipamento próprio.

Entre os níveis 85(A) a 115(A) é possível a atividade, mas com tempo de exposição diários menores do que 8 horas. O ruído de impacto terá como limite de tolerância 130 db(linear) ou 120 db( C ), dependendo do aparelho de medição.

Nos intervalos entre cada impacto o ruído deverá ser avaliado como contínuo. Os impactos superiores a 140 db(linear) ou 120 db( C ) oferecem grave risco ao aparelho auditivo.

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience