Logotipo da empresa

ícone do telefone da empresa (11) 4990-1780 (11) 4990-4015

ícone do e-mail da empresa avatec@avatec.com.br

Indique a Empresa

Perguntas e Respostas

VESTIMENTAS DE TRABALHO - RISCOS ELÉTRICOS

De acordo com a NR-10 (Aprovada pela Portaria n.º598, de 7 de dezembro de 2004), item 10.2.9.2 "As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas".

Já a NR-6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI (Portaria n.º3214/78, de 8 de junho de 1978), lista em seu ANEXO I, item H.3 - Vestimenta de corpo inteiro, a alínea C "vestimenta condutiva de segurança para proteção de todo o corpo contra choques elétricos" (alínea acrescentada pela Portaria n.º108, de 30/11/2004).

Não há outras indicações nas Normas Técnicas oficiais que façam referência ao uso de vestimentas para os profissionais em instalações e serviços com eletricidade.

Na ausência das Normas Técnicas oficiais ou omissão destas, adota-se as Normas internacionais cabíveis.

A vestimenta contra Arco Elétrico deve atender as Metodologias indicadas nas Normas americanas NFPA 70E e IEEE 1584, sendo que os valores obtidos indicarão a categoria do risco a que a vestimenta deve suportar para a proteção do trabalhador.

Foi criado pelo comitê de Segurança no trabalho da fundação COGE, um grupo Técnico de Estudos de Vestimentas Contra Arco Elétrico, o qual está desenvolvendo um padrão de Especificação Técnica de Vestimentas Contra Arco Elétrico. (ainda não foram concluídos os trabalhos). A competência da Especificação Técnica das Vestimentas é do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), ou profissionais especializados.

COMENTÁRIOS

Como a própria NR 10 recomenda a adequação às condições específicas de trabalho, entende-se ser necessário uma avaliação de profissional especializado quanto às características das instalações e condições de trabalho dos profissionais eletricistas, para a adequada especificação das vestimentas. Abaixo citamos duas situações que contempla a maioria das empresas:

1. Trabalho em Sistemas Elétricos de Potência - SEP, Alta Tensão:
Uso de vestimenta de corpo inteiro, conforme indicado no item H.3 vestimenta de corpo inteiro do Anexo I, respeitando-se a devida especificação quanto as características da instalação.

Há nesta situação alguns fabricantes em condições de fornecer estas vestimentas com Certificado de Aprovação - C.A., conforme o risco a que estão expostos os trabalhadores.

2. Trabalhos em Baixa Tensão - BT
Roupas para eletricistas; não há indicação objetiva nas normas técnicas oficiais sobre estas vestimentas.

Há no mercado alguns fabricantes que fornecem "vestimenta de segurança tipo blusão, calça e capa", possuem C.A. e atende a necessidade de proteção contra agentes térmicos (calor) originados em decorrência do arco elétrico, mas estas vestimentas não contemplam o choque elétrico.

Ver Mais Notícias

Todos os Direitos Reservados - Avatec
Criação Wscience